Neste artigo você vai aprender sobre a Inspeção Sensitiva em Correia Transportadora, como ela funciona e qual a maneira certa de executar ela!
Este artigo foi desenvolvido por Paulo Godoy
Correias Transportadoras – a Inspeção Sensitiva (ou sem contato com o equipamento em operação)
A inspeção sensitiva de um transportador demanda conhecimento técnico e “olhos para ver” seu funcionamento. Transportadores de correia “falam”, indicam o que está de errado. Mas entender estes sinais é realmente uma habilidade difícil de adquirir e que pode ser desenvolvida.
Desenvolver um inspetor de qualidade demora, demanda muito treinamento e principalmente inspeções orientadas pelos mais experientes, onde os pontos que devem ser observados são apontados. Pode-se aprender sozinho, mas a curva de aprendizado é longa. A formação desejada é nível técnico, preferencialmente em mecânica. Atualmente os inspetores ficam pouco tempo no cargo, visto o desejo de serem promovidos. Este é um ponto a ser discutido nas empresas – inspetores demandam tempo para a sua formação e este tempo deve ser recompensado. Ser um inspetor por anos não é um castigo ou sinal de incompetência – talvez seja justamente o contrário.
Uma forma de compensar a dificuldade de formação desta mão de obra é a criação de planos de inspeção extremamente detalhados. A partir destes documentos um técnico deverá ser capaz de inspecionar um transportador de correia com o nível de detalhamento desejado sem maiores dificuldades.
A construção deste plano exige conhecimento técnico e deve partir de duas etapas mencionadas em artigos anteriores já publicados – Manutenção de Transportadores de Correia – Fazendo o básico e Manutenção de Transportadores de Correia – Fazendo o básico – Identificação/Tagueamento. O primeiro trata da utilização da documentação técnica do equipamento e o segundo artigo trata do tagueamento dos componentes. A partir daí, a confecção do plano de inspeção sensitiva segue uma lógica simples:
- Qual o caminho que o inspetor deverá efetuar?
- O que o inspetor deverá ver?
- Quais são as condições normais e anormais esperadas?
- O que o inspetor poderá medir sem contato?
Seguindo a lógica apresentada, uma série de perguntas deverá ser efetuada para que o inspetor as responda em campo a partir do preenchimento simples do formulário impresso.
De posse do formulário preenchido, o inspetor será capaz de abrir as notas de manutenção no software de gerenciamento, detalhando as atividades a serem efetuadas e os materiais que serão necessários.
Parece simples, mas não é!
“Tudo começa e termina na inspeção! Da identificação da condição de falha do transportador, passando pelo detalhamento da nota de manutenção, o acompanhamento das atividades e a comprovação da efetividade do reparo e seus resultados”.
Novas Tecnologias para Inspeção Sensitiva Correia Transportadora
- abertura online de notas de manutenção a partir de tablets utilizados em campo
- óculos de realidade aumentada para apresentar informações em campo
- óculos de visão compartilhada para obtenção de ajuda em campo de profissional mais experiente
- tablet industrial com todo o plano de inspeção carregado e na “tela”
O caminho da efetividade do trabalho do inspetor de correias transportadoras passa pela qualificação e por um plano de inspeção detalhado. Não existem atalhos.
No próximo artigo apresentarei uma filosofia de construção de planos de inspeção sensitiva que chamo de “por blocos” e um exemplo real.
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