Antes de apresentarmos os principais fabricantes de correia em V e correia sincronizadora, vale destacarmos a importância destes tipos de correias dentro do universo das correias industriais. Ambas são importante elementos de transmissão de potência e torque em sistemas mecânicos.
Correia em V
A correia em V está entre os elementos de transmissão de maior relevância na revolução industrial. Ela foi desenvolvida para que mais de duas polias movimentem em um mesmo sistema.
Esse tipo de correia é um dos que proporcionam maior desempenho dentro do sistema de transmissão de potência. Ela é muito utilizada para transmitir potência e movimento. Sua classificação, correia em V, se dá por conta por possuir uma seção transversal trapezoidal ou em forma de V.
As correias em V ou trapezoidais são fáceis de instalar e asseguram uma transmissão limpa, sendo possível, inclusive, reduzir ou multiplicar a velocidade. Elas são muito utilizadas no setor automotivo para o acionamento do alternador, ventoinha, bomba de água, compressor do ar condicionado e direção assistida. Esse tipo de correia é feita, geralmente, de borracha e é reforçada por fibras de polímeros usadas para aumentar sua resistência, chamadas de cordonéis.
São muito utilizadas no setor automotivo para o acionamento do alternador, ventoinha, bomba de água, compressor do ar condicionado e direção assistida
A estrutura básica de uma correia em V é formada por:
- Subcamada de borracha sintética;
- Encapsulamento das cordas de tração;
- Tirante de poliéster;
- Tela de cobertura.
Há, também, modelos fabricados com outros materiais, como no caso das correias de poliuterano.
Correia Sincronizada
A correia sincronizada ou sincronizadora, também conhecida como correia dentada, permite a transmissão de movimento e potência entre um eixo motor e um eixo movido. Ela possui “dentes” que se encaixam com precisão nas ranhuras da polia sincronizadora.
Em maioria, as correias sincronizadas são feitas de:
- Borracha resistente ou plástico de engenharia (Poliuretano, PVC, Nylon, entre outros);
- Elemento de tração (cordonéis de fibra de vidro);
- Tecido em Nylon.
Os tipos de correia sincronizada são:
- Correia sincronizadora de borracha sem emenda;
- Correia sincronizadora de borracha aberta;
- Correia sincronizadora poliuretano sem emenda;
- Correia sincronizadora poliuretano aberta.
A transmissão de torque ou potência por correia sincronizada é feita para que os dentes da correia não saltem dos canais da polia dentada. Diferente de uma Correia Micro V, ela não usa atrito, o encaixe com as ranhuras da polia, portanto, deve ser perfeito.
Também é importante para acionar uma correia sincronizada a folga na montagem, precisando de uma pré-carga mínima de tensionamento, evitando, assim, que os dentes saltem quando houver a partida ou quando a transmissão for interrompida.
O JW Engenharia possui conteúdos mostrando como medir uma correia e dá 10 dicas para aumentar a vida útil da correia em V.
Fabricantes de correias sincronizadas
Depois de explicar tudo sobre as correias em V, e as correias sincronizadas, o JW Engenharia traz os principais fabricantes desses produtos. Confira:
Gates
Fundada em 1911, a empresa faz parte de um seleto grupo de marcas centenárias do ramo. Ela trabalha sob dois fundamentos: inovação tecnológica e proximidade com as pessoas. No Brasil, são mais de 40 anos de atuação, com produção de correias industriais na cidade de São Paulo.
Quatro anos depois de sua chegada ao Brasil, a linha automotiva da marca chegou ao mercado nacional. Na década seguinte, foi construída uma nova unidade em Jacareí (SP), destinada à fabricação de mangueiras. Atualmente, saem mais de 2 milhões de correias, tensionadores e mangueiras desse grande complexo industrial para os mercados automotivos, industrial e agrícola.
Continental
A Continental é uma reconhecida mundialmente, principalmente, pela sua produção de pneus. Porém, um de seus principais negócios é ser fabricante de Correias em V e outras correias industriais.
Além disso, a empresa também é uma das principais fabricantes de correias transportadoras de vários tipos, como: transportadoras tubulares; correias com bolsa; correias megatubulares, entre outras.
Toda a produção da empresa é destinada para:
- Transporte de carvão e plantas de preparação;
- Agregado;
- Cimento;
- Terminal de manuseio de granéis;
- Madeira, polpa e papel;
- Aço e fundição;
- Mineração de rocha compacta;
- Manuseio de grãos;
- Areia e cascalho;
- Além de uma linha para a geração de energia.
Megadyne
A Megadyne se consolidou no mercado internacional, tendo unidades na Ásia e outros países das Américas. Em sua produção, inclui-se:
- Correias sincronizadoras em poliuretano e borracha;
- Correias planas;
- Transportadoras;
- Correias trapezoidais;
- Polias;
- Correias especiais com taliscas ou aplicação de materiais de cobertura específicos.
Com uma equipe de especialistas no setor, a Megadyne oferece uma assistência personalizada que estuda soluções tecnológicas no campo dos sistemas de transmissão.
SKF
A história da SKF do Brasil iniciou-se no dia 27 de janeiro de 1915, oito anos após sua fundação na Suécia, em 1907. A empresa chegou às terras tupiniquins para contribuir ativamente com o processo de industrialização e crescimento econômico nacional. Nessa época, ela tinha uma loja no Rio de Janeiro e realizava importações de vários tipos de rolamentos para suprir o mercado nacional.
Em 1943, a sucursal brasileira tornou-se subsidiária. Duas décadas depois, em 1963, aproveitando a demanda por peças, já que as montadoras haviam se estabelecido no Brasil na década de 1950, a primeira fábrica nacional da SKF foi inaugurada em Guarulhos (SP).
Na década de 1980, com as movimentações de mercado e demanda, a empresa se mudou para a cidade de Cajamar (SP), onde está até hoje. Ao todo, são 105 anos de história da SKF no Brasil, tendo destaque pela variada seleção de rolamentos que mantém disponível uma linha completa de produtos afins, como retentores, graxas, ferramentas de montagem e desmontagem, alinhadores a laser, além de um capacitação técnica.