Brasil é um dos países com mais acidentes de trabalho no mundo, ocupando a quarta colocação no ranking de acidentes no trabalho.
De acordo com dados da Previdência oficial, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos. Na Bahia, esse número foi de 44.800 afastamentos e 272 mortes.
O fato é que as mortes, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública muitas vezes “invisível”, e até “naturalizada”.
No Brasil, quarta posição no ranking mundial, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.
A importância da Segurança do Trabalho no Brasil
De acordo com dados da Previdência oficial, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.
Abaixo seguem alguns dados sobre as 5 partes do corpo que mais sofrem algum tipo de lesão ou são atingidas por acidentes no Brasil. Sendo os mais atingidos, os dedos das mão e o pé.
Cortador elétrico Flexco para correias transportadoras
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de normas regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
ISO 45001 – Levando a sério a segurança do trabalho
Algumas empresas a fim de aprimorar este assunto na organização, optam pela implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO). Atualmente, o sistema de SSO mais conhecido é a ISO 45001.
Este sistema ajuda às organizações no momento de fornecer locais de trabalho seguros e saudáveis, com foca na prevenção de lesões e doenças oriundas do trabalho. Com a ISO 45001 é possível prover uma estrutura adequada no gerenciamento dos riscos e oportunidades de saúde e segurança do trabalho, além de gerar valor para organização.
Qual a importância da Segurança do Trabalho?
Além de ser uma questão de legalidade, a segurança do trabalho oferece inúmeros benefícios para a empresa, como a melhoria da gestão, a maior segurança do ambiente de trabalho e a conscientização dos empregados, que passam por constante processo de orientação e reeducação. Muito importante salientar que a empresa está obrigada a fornecer aos seus funcionários os EPI’s (Equipamentos de proteção individual) e oferecer o treinamento adequado para o uso correto destes. Por outro lado, os funcionários são obrigados ao utilizar os EPI’s, assumindo as responsabilidades pela sobrevivência dessa norma.
Agindo com segurança e prevenção, além de evitar a ocorrência de acidentes, a empresa age com responsabilidade social e ainda se exime de problemas futuros, inclusive judiciais.