Redução da emissão de particulados em transportadores de correia – mais uma necessidade da indústria de mineração

[rank_math_breadcrumb]
jwengenharia

Este artigo foi desenvolvido por Paulo Godoy

A indústria de mineração tem sofrido fortes pressões da sociedade para que seja mais transparente, que se comunique melhor e para que ouça e atenda os anseios da sociedade. Gerar empregos e impostos não é mais tão importante para as novas gerações – estas esperam que as empresas sejam sustentáveis e que respeitem o meio ambiente.

Uma das questões até então inerentes à mineração é a emissão de particulados ao através da atividade de manuseio dos minérios. Esta emissão em transportadores de correia é proveniente de 3 mecanismos:

  • queda por arraste e ineficiência dos raspadores de correia
  • queda por sobrecarga, vazamentos ou desalinhamentos da carga
  • arraste eólico devido a ventos e ao próprio movimento da correia

Estes 3 mecanismos podem e devem ser combatidos por todas aquelas empresas que utilizam transportadores de correias. Quanto mais fino e úmido o material manuseado (ou minerado), maior é a emissão de material fugitivo a partir de correias transportadoras.

Atualmente o mercado brasileiro é repleto de soluções para um ou outro mecanismo de queda, mas somente o enclausuramento total dos transportadores de correia pode garantir a emissão zero.

Esta solução depende de investimentos para o seu desenvolvimento e, com o aumento da sua aplicação, a redução de custos de implantação é esperada.

Só o entendimento e o atendimento dos anseios da sociedade civil poderá mudar a opinião atual sobre a indústria de mineração – indústria esta que torna possível a vida moderna como conhecemos. Mas ela precisa provar que não é a vilã através de ações concretas para a redução da emissão de particulados.

jw engenharia botao contato pelo whatsapp

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo