Hoje vamos abordar um tema que é muito importante e essencial para a produtividade e qualidade de trabalho em sua linha de produção: “Como manter limpa e segura sua correia transportadora“.
A princípio, a limpeza da sua correia transportadora, mantém sua correia sempre em perfeito funcionamento, proporciona uma maior confiabilidade em seu equipamento e melhores condições para um funcionamento perfeito.
Uma correia transportadora parada é sinônimo de despesa. Por isso, é imprescindível ter um plano de limpeza e manutenção do sistema transportador para evitar o acúmulo de material nos roletes de impacto e retorno de carga.
Ou seja, como a retenção de sujeira nos componentes pode ter efeito destrutivo no funcionamento da correia transportadora, é essencial saber como manter limpa e segura sua correia transportadora.
Para deixar sua correia sempre em pleno funcionamento é necessário limpá-la, suspendendo as polias de retorno para serem vistas facilmente.
Certamente, os Limpadores e Raspadores de correia transportadoras são os instrumentos mais comuns para efetuar a limpeza do sistema transportador. Pois eles reduzem drasticamente a chance das correias retornarem com algum material preso em seus roletes.
Em outro conteúdo falamos sobre o melhor raspador de correia transportadora do mercado.
Os raspadores devem ter as seguintes qualidades:
- Eliminar com máxima eficiência na raspagem;
- Causar pouco impacto e desgaste à correia;
- Ser autolimpante;
- Ter durabilidade operacional;
- Um bom custo benefício;
- Construído de um material que seja à prova de fogo.
Além disso não deixe de conhecer os 6 motivos para uso do limpador de correia transportadora.
Raspadores de Borracha
Portanto, os raspadores de borracha são localizados na parte frontal do tambor, abaixo da linha de centro. Eles são operados por molas reguláveis ou para não pressionar demasiadamente a correia por contra pesos balanceados. Possuindo geralmente lâminas de borracha que são inteiriças ou seccionadas. De dois à três raspadores desse tipo poderão ser utilizados sucessivamente.
Raspadores de Aço
Dessa forma, os raspadores de aço mais comuns são uma série de lâminas dispostas diagonalmente montadas na extremidade de uma mola para manter a pressão contra a correia. Eles irão raspar o material pegajoso que o raspador de borracha não conseguiu retirar.
Será que devo cortar minha Correia Transportadora?
Além dos raspadores, limpar a correia transportadora com um spray de água antes de usar os raspadores de borracha tem um ótimo resultado em quase qualquer material, até mesmo para a remoção de concreto e minério de ferro.
Continuando com a limpeza, o uso de escovas cilíndricas giratórias ou de borracha irá remover os detritos secos. Sendo ativadas em uma velocidade de 3 a 5 vezes a velocidade da correia. Contudo, elas estão propícias a se encherem de materiais pegajosos e sólidos, assim, requerendo uma manutenção vigiada, pois elas se desgastam rapidamente.
Dessa maneira, mesmo com todo esse processo de limpeza, pode não ser o suficiente, sendo necessária outras medidas para compensar os efeitos da correia suja. Os tambores podem ser limpos utilizando limpadores flexíveis na polia e os roletes de retorno em forma de disco de borracha ou em espiral impedem o acúmulo, evitando problemas nos funcionamento.
O Segredo de uma Avaliação Bem-Sucedida do Transportador de Correia
Acúmulo de detritos nas polias
Em sua polia pode acontecer o acúmulo de detritos, gerando grumos, que irão deformá-la e alterar a funcionalidade e dinâmica da polia.
Dessa forma, faz-se necessário a limpeza dessa polia e a remoção do material que pode acabar caindo e danificando outros equipamentos. Portanto, utilizamos para isso limpadores de borracha. Estes devem ser montados em oposição ao sentido da correia e ajustado em um ângulo favorável à direção do movimento.
As falhas no topo da correia ou superfície, podem ocorrer pelo acúmulo de sujeiras em suas reentrâncias. Sendo assim, uma forma de conter as irregularidades é a utilização de protetores de correias. Estes protetores são feitos para preencher as irregularidades do substrato, deixando-o nivelado e ainda aumenta a vida útil da correia.