Os tambores de correia transportadora, também chamados de tambores de tração ou carga, são encarregados por tracionar e movimentar toda a correia. Os tambores de correia transportadora são dimensionados nos projetos de acordo com a necessidade de carga de cada transportador e podem ser fabricados também de acordo com normas técnicas e padrões de mercado. Tenha mais informações a seguir.
Preparamos este artigo para te apresentar mais informações desse item essencial em indústrias. Leia o artigo e descubra tudo sobre os Tambores de Transportadores de Correias!
Aqui você encontra: Como funcionam, seus componentes, tipos encontrados no mercado, suas dimensões e tudo sobre recondicionamento!
Como funcionam os Tambores de Correia Transportadora
Os tambores de correia transportadora possuem funcionamento similar ao rolete de retorno, mas sua função é de tracionar a correia e oferecer movimento a ela.
A sua fabricação pode ser feita com vários tipos de revestimento, lisos ou emborrachados. Assim, acata as demandas de diferentes tipos de roletes, o que oferece, dessa forma, uma melhor agilidade e qualidade na movimentação dos roletes.
Componentes de um Transportador de Correia
Um transportador de correia envolve uma série de elementos que devem ser bem analisados, pois todos têm fundamental importância para o correto funcionamento do equipamento.
Onde os principais componentes do TC são:
- Correia transportadora;
- Tambores;
- Acessórios;
- Guias laterais;
- Roletes;
- Freios;
- Chute;
- Estrutura;
- Drive (conjunto de acionamento) – composto por um motor elétrico e um
sistema de transmissão (redutor de velocidade – para as correias tem-se velocidades baixas, com cerca de 1,2 e 4 m/s);
Tipos de Tambores de Correia Transportadora
Os tambores podem ser classificados em duas grandes categorias:
- Tambor Motriz
Conectado ao sistema de acionamento do transportador, é responsável por transmitir a força motriz além de alinhar e tencionar a correia transportadora. - Tambor Movido/Retorno
O tambor de retorno é utilizado na extremidade oposta ao tambor de acionamento, e serve de apoio para a correia retornar a área de carregamento, em alguns transportadores mais curtos também é utilizado para esticar a correia fazendo com que a mesma fique em uma condição ideal de trabalho.
O tambor motriz e o tambor movido são utilizados nas extremidades do sistema de transporte e servem de apoio à correia transportadora. Em transportadores mais curtos, são utilizados para esticar a correia fazendo com que a mesma fique em condição ideal de trabalho. Em transportadores mais longos, é necessário utilizar um sistema de esticador por gravidade, onde um ou mais tambores conectados a contrapesos são empregados.
Tipos encontrados no mercado:
- Tambor com Revestimento de Pastilha Cerâmica;
- Tambor com Revestimento Diamante;
- Tambor com Revestimento Espinha de Peixe;
- Tambor com Revestimento Liso;
- Tambor de Gaiola;
- Tambor sem Revestimento;
- Tambores Especiais.
Tambor sem revestimento
Utilizado em qualquer região do transportador. Possui um coeficiente de atrito menor devido ao contato direto da correia com o tubo de aço, este somente com acabamento de pintura.
Tambor sem revestimento
Tambor com revestimento de borracha
Utilizado como tambor de tração ou em correias reversíveis, usualmente acoplado à motorização do transportador, possui revestimento de borracha com ranhuras com a função de aumentar a aderência, evitando o deslizamento entre correia e tambor.
Tambor com revestimento de borracha
Tambor de Gaiola
Usualmente utilizado no retorno e/ou acoplado à motorização do transportador, possui aletas radiais em seu corpo com a função de evitar que o material transportado – ao cair no lado do retorno – seja pressionado contra a correia, danificando-a.
Tambor de gaiola
Como medir Tambores de Retorno
Dimensões (mm) | |||||||
Largura da Correia (Pol.) | A | B | C | D | E | F | G |
16″ | 500 | 770 | 400 | 50 | 38 | 33 | 10 |
20″ | 600 | 870 | 400 | 50 | 38 | 33 | 10 |
24″ | 700 | 970 | 400 | 60 | 38 | 33 | 10 |
30″ | 870 | 1145 | 400 | 60 | 45 | 39,5 | 14 |
36″ | 1020 | 1310 | 400 | 70 | 60 | 53 | 18 |
42″ | 1170 | 1480 | 500 | 100 | 80 | 71 | 22 |
48″ | 1360 | 1600 | 500 | 100 | 80 | 71 | 22 |
Recondicionamento de Tambores Transportadores de Correia Transportadora
Durante sua operação, tambores de transportadores de correia podem se desgastar normalmente ou sofrerem acidentes que reduzem a sua vida útil. A partir daí, o seu recondicionamento deverá ser considerado.
Atualmente o recondicionamento de tambores envolve minimamente:
- Desmontagem do eixo e anéis de fixação (se houver)
- Desmontagem das caixas de mancais
- Retirada do revestimento
- Medições e peritagem dimensional e ensaios não destrutivos
- Fabricação de peças, substituição de itens e remontagem
Toda a operação atual de reforma de tambores envolve o retorno às condições iniciais, isto é, se o tambor é de acionamento do transportador X, ele retornará da mesma forma.
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