Transporte de Materiais a Granel
O transporte de cargas é fundamental para a economia mundial; sem essa atividade não seria possível realizar a movimentação de produtos e materiais, que envolvem toda a cadeia produtiva.
O transporte de materiais a granel é responsável por manter pequenos produtos disponíveis no mercado, como acontece em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.
Contudo, é preciso certificar que todo o processo ocorra de forma segura, aplicando o que preconiza a Norma Regulamentadora Nº 22 (NR-22), evitando maiores problemas.
Ficou interessado pelo assunto? Então, confira 7 dicas para realizar a movimentação de materiais a granel sem riscos.
1 – Invista na capacitação de seus funcionários
Em primeiro lugar, deve-se investir na capacitação dos funcionários, de forma que aprendam a maneira mais segura de se operar as máquinas para realizar a movimentação dos materiais.
Os principais riscos, os perigos existentes e os acidentes mais comuns nesse tipo de atividade devem ser mostrados e explicados aos operadores e demais funcionários.
Outro ponto importante é garantir que somente profissionais devidamente treinados e autorizados manuseiem os equipamentos, seja para operá-los, seja para a realização de manutenções. Não podemos nos esquecer de ensinar a todos os funcionários os procedimentos de emergência, para realizar a paralisação das máquinas e seu desligamento, quando necessário.
2 – Analise as principais informações
O ideal é relatar e avaliar todos os possíveis acidentes, lesões e qualquer outro tipo de evento que possa identificar um risco para os colaboradores. Dessa forma, será possível identificar falhas e propor soluções para mitigar as principais ameaças.
Além disso, é interessante pesquisar quais os acidentes mais comuns em sua operação, visando a estabelecer formas de evitá-los, garantindo a segurança de todos e o sucesso nos procedimentos.
Por fim, mas não menos importante, deve-se garantir que todos os funcionários estejam trabalhando em estado de alerta, evitando a ocorrência de incidentes por conta de cansaço ou descuido.
3 – Tenha pequenos grupos de trabalho
Uma forma de garantir que os procedimentos estão sendo seguidos e que todos os profissionais estão atentos às suas respectivas atividades é a formação de pequenos grupos de trabalho. Assim, os funcionários não trabalham sozinhos e sem as devidas certificações e autorizações para realizar a movimentação de materiais a granel. Esse tipo de parceria pode ser essencial para evitar acidentes e outros problemas em sua linha de produção. Pense nisso!
4 – Não esqueça dos EPIs
Não podemos garantir a segurança no transporte de materiais a granel se deixarmos de lado os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Fazer com que os funcionários utilizem e, principalmente, entendam a importância desses aparatos é fundamental para reduzir os riscos de toda sua operação.
Dentre os EPIs mais comuns, destacam-se: botas de segurança, óculos de proteção, capacete e protetores auriculares
5 – Execute procedimentos definidos
A movimentação de materiais a granel, assim como outras atividades realizadas em uma indústria, deve seguir alguns procedimentos definidos. Esses devem ser seguidos continuamente, tornando-se um hábito de toda a equipe. Destaquem-se alguns dos mais importantes, como os bloqueio, travamento, identificação e teste.
Não podemos deixar de mencionar o procedimento SLAM (Stop, Look, Analise, Manage), que se baseia em quatro passos:
- Parar → Pensar na tarefa a ser executada;
- Olhar → Identificar os principais riscos;
- Analisar → Verificar as ferramentas e peças que fazem parte do processo;
- Gerenciar → Executar as ações necessárias para a realização do trabalho com máxima segurança.
6 – Respeite o transportador
O transportador e os demais equipamentos utilizados para a movimentação de materiais a granel jamais devem ser atravessados por ferramentas ou profissionais. Só se deve permitir o trânsito de pessoas e equipamentos por baixo dos transportadores contínuos, em locais devidamente protegidos contra a queda de materiais.
7 – Certifique a limpeza dos equipamentos
A limpeza dos equipamentos também é parte essencial para se realizar o transporte de materiais a granel sem riscos. É preciso deixar claro que a limpeza e manutenção são procedimentos que somente devem ser realizados quando estes estiverem parados e devidamente bloqueados. Lembre-se disso!
Buscamos identificar algumas das principais dicas para se realizar o transporte de materiais a granel sem riscos. Seguir essas dicas certamente trará mais segurança para sua operação.